segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CAPACITAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO MEDIADORA

No dia 04/08 aconteceu no Campus Machado do IFSULDEMINAS uma atividade de capacitação com os pibidianos trabalhando o assunto: avaliação mediadora. Essa atividade foi ministrada pelas coordenadoras Ariane Borges e Michele Soares.

Com o objetivo de contextualizar a avaliação, foi apresentado um vídeo ilustrativo com o tema, esse vídeo tinha como protagonistas a Jussara Hoffmann e Cipriano Luckesi, que apresentaram a avaliação como ponto de partida para a educação. Assim, a avaliação não é o final de um ciclo, sendo fundamental para que o professor busque a fixação do tema trabalhado e avalie o próprio trabalho.


Após o vídeo e discussão, foram apresentadas definições do que é avaliar através de pesquisa bibliográfica dos principais estudiosos que a definiram. Chegando a conclusão que o tipo de avaliação usada ainda hoje é da década de 1940. Ao final, aconteceu um estudo do artigo da Jussara Hoffmann sobre: Avaliação mediadora no ensino médio e superior, mostrando a importância da inovação e da formação continuada.

 Estudo do texto Avaliação mediadora no ensino médio e superior