sexta-feira, 5 de julho de 2013

Estudantes do PIBID-BIOLOGIA do IFSULDEMINAS – Câmpus Machado entregam kits pedagógicos para escolas estaduais participantes do programa

O Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é desenvolvido em instituições de ensino superior que possuem licenciaturas. O programa busca incentivar a formação de profesores em nível superior para a Educação Básica e elevar a qualidade da formação inicial nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Básica.
No câmpus Machado, o subprojeto do PIBID-Biologia desenvolve atividades nas escolas públicas de educação básica, que aderiram voluntariamente ao programa. Participam da atividade as escolas estaduais Iracema Rodrigues e Paulina Rigotti de Castro. Os bolsistas ficam nos locais durante 8 horas por semana promovendo atividades e se reúnem no câmpus com a coordenadora e docentes supervisores. Nesses encontros traçam metas, decidem os trabalhos e preparam capacitações, como as oficinas voltadas para a redação de artigos científicos, realizada recentemente.
Como conclusão do projeto, os alunos entregaram às escolas estaduais um laboratório móvel com materiais de baixo custo e uma apostila com os experimentos testados nas aulas. Essa foi a proposta aprovada pela Capes no ano de 2011.O projeto foi prorrogado agora por mais seis meses. Nessa fase, eles irão colocar o laboratório móvel para funcionar e realizar outros experimentos a serem colocados no segundo volume da apostila.



Saiba mais sobre o PIBID-BIOLOGIA
No período de dois anos os estudantes bolsistas auxiliam os docentes nas aulas de biologia e ciências, realizam experimentos e procuram tornar as atividades mais atrativas e motivadoras. Eles vivenciam a teoria na prática organizando feiras de ciências, teatro, confeccionando jogos, campanhas sobre higiene e prevenção de doenças.
“O PIBID tem importância para todos os envolvidos. Os bolsistas têm uma formação abrangente e contextualizada, pois aprendem conceitos na faculdade que aplicam imediatamente na escola. Percebem a realidade da profissão que abraçaram, antes mesmo de estarem inseridos no ambiente de trabalho, constatando as dificuldades da educação pública brasileira mas, também, veem a importância fundamental do docente para a sociedade. Já os alunos das escolas ganham muito, pois as aulas são ricas de experiências e aprendizado. E os professores recebem um reforço; um auxílio dos bolsistas nas atividades pedagógicas. Os supervisores do programa atuam como co-formadores desses licenciandos, que adquirem assim uma bagagem cultural e profissional riquíssima”, destaca a coordenadora do subprojeto PIBID-BIOLOGIA, professora Michele Correa Freitas Soares.

Texto: Professora Michele Correa Freitas Soares
Revisão: Camilo Barbosa