Decomposição:
É interessante demonstrar de forma prática a decomposição da matéria e
começar desde cedo a introduzir conceitos sobre massa, fungos, bactérias, etc. 
Inicie a aula definindo o que é Matéria: matéria é tudo que tem massa e ocupa
lugar no espaço. Fale também da ação de bactérias e fungos sobre os alimentos e
como esses se estragam. 
Material: 
- Pão, batata e maçã com bolor; 
- Frutas e verduras variadas; 
- Potes e pratos descartáveis; 
- Água; 
- Pão. 
Procedimentos 
Momento de observar: 
- Comece mostrando para a turma as amostras emboloradas de maçã, batata e pão; 
- Explique as questões relacionadas às condições ambientes. Como a umidade e
temperatura cooperam para que os alimentos se estraguem. Quais as
características e transformações que um alimento com bolor apresenta? 
- Nesse momento use as frutas e verduras saudáveis para que os alunos observem
as diferenças, a comparação entre os alimentos e o estado de conservação
auxilia no contexto. 
Momento de pensar: 
Estimule os alunos a raciocinarem, faça perguntas como: 
- Quais fatores presentes na natureza são responsáveis por modificar a
estrutura dos alimentos? 
- O que leva as frutas a se degradarem? 
- Por que o pão armazenado por muito tempo fica duro? 
Momento de responder: 
- A umidade elevada e as altas temperaturas são as grandes vilãs para os
alimentos, esses fatores auxiliam na formação do bolor e conseqüentemente a
degradação; 
- As frutas possuem um alto índice de água (por isso são tão saborosas), em razão
dessa umidade elevada se estragam com maior facilidade, o mesmo acontece com as
verduras e legumes; 
- Os pães amanhecidos são duros por que lhes foi roubada toda a umidade
existente, ou seja, os pães ficam secos pela ausência de água; 
Momento de concluir: 
-Através desta aula é possível observar o processo de decomposição de alimentos
e perceber o perigo dos fungos e bactérias; 
- Discuta sobre as formas corretas de conservação alimentar: onde o pão deve
ser armazenado para que não fique seco? Dentro de um saco plástico bem fechado,
longe do ar atmosférico. 
- Onde as frutas e legumes devem ficar para que continuem cheias de sabor e
umidade? Dentro da geladeira.
Cadeia Alimentar:
A energia do Sol, captada pelos seres clorofilados – denominados produtores – é a fonte de alimentação desses.
Produtores são fonte de alimento para os consumidores primários – organismos herbívoros e que, por sua vez, são alimentos (e fonte de energia) para outros consumidores. Esses organismos serão consumidos pelos seres detritívoros e/ou decompositores – como urubus e bactérias, respectivamente. E, desta forma, um organismo é fonte de matéria e energia a outro organismo, ao servir de alimento a ele.
Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia em vários níveis tróficos, ou seja: a cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento:
Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.
Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, tais como fungos e bactérias.
Exemplo de cadeia alimentar:
Teias alimentares são várias cadeias alimentares relacionadas entre si. Elas representam de forma mais fiel o que ocorre, de fato, na natureza.
 
