quarta-feira, 17 de abril de 2013

Decomposição dos Alimentos e Cadeia Alimentar.


Decomposição:
É interessante demonstrar de forma prática a decomposição da matéria e começar desde cedo a introduzir conceitos sobre massa, fungos, bactérias, etc. 


Inicie a aula definindo o que é Matéria: matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Fale também da ação de bactérias e fungos sobre os alimentos e como esses se estragam. 

Material

- Pão, batata e maçã com bolor; 
- Frutas e verduras variadas; 
- Potes e pratos descartáveis; 
- Água; 
- Pão. 

Procedimentos

Momento de observar

- Comece mostrando para a turma as amostras emboloradas de maçã, batata e pão; 

- Explique as questões relacionadas às condições ambientes. Como a umidade e temperatura cooperam para que os alimentos se estraguem. Quais as características e transformações que um alimento com bolor apresenta? 

- Nesse momento use as frutas e verduras saudáveis para que os alunos observem as diferenças, a comparação entre os alimentos e o estado de conservação auxilia no contexto. 

Momento de pensar

Estimule os alunos a raciocinarem, faça perguntas como: 

- Quais fatores presentes na natureza são responsáveis por modificar a estrutura dos alimentos? 
- O que leva as frutas a se degradarem? 
- Por que o pão armazenado por muito tempo fica duro? 

Momento de responder

- A umidade elevada e as altas temperaturas são as grandes vilãs para os alimentos, esses fatores auxiliam na formação do bolor e conseqüentemente a degradação; 

- As frutas possuem um alto índice de água (por isso são tão saborosas), em razão dessa umidade elevada se estragam com maior facilidade, o mesmo acontece com as verduras e legumes; 

- Os pães amanhecidos são duros por que lhes foi roubada toda a umidade existente, ou seja, os pães ficam secos pela ausência de água; 

Momento de concluir

-Através desta aula é possível observar o processo de decomposição de alimentos e perceber o perigo dos fungos e bactérias; 

- Discuta sobre as formas corretas de conservação alimentar: onde o pão deve ser armazenado para que não fique seco? Dentro de um saco plástico bem fechado, longe do ar atmosférico. 

- Onde as frutas e legumes devem ficar para que continuem cheias de sabor e umidade? Dentro da geladeira.


Cadeia Alimentar:
A energia do Sol, captada pelos seres clorofilados – denominados produtores – é a fonte de alimentação desses.

Produtores são fonte de alimento para os consumidores primários – organismos herbívoros e que, por sua vez, são alimentos (e fonte de energia) para outros consumidores. Esses organismos serão consumidos pelos seres detritívoros e/ou decompositores – como urubus e bactérias, respectivamente. E, desta forma, um organismo é fonte de matéria e energia a outro organismo, ao servir de alimento a ele.

Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia em vários níveis tróficos, ou seja: a cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento:

Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.

Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.

Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, tais como fungos e bactérias.

Exemplo de cadeia alimentar:


Teias alimentares são várias cadeias alimentares relacionadas entre si. Elas representam de forma mais fiel o que ocorre, de fato, na natureza.